Pepsi - marca
Comunicação e design multimédia
Desenho Gráfico I
Ano letivo 2012/2013
Trabalho realizado por: * David Cruz * Diana Carvalho * Filipe Vasconcelos * Marta Oliveira
Enquadramento histórico, económico e politico
Em 1898 um farmacêutico pelo nome de Caleb Davis Bradham inventou um refrigerante de noz de cola, baunilha e óleos raros, esta bebida buscava desenvolver um remédio para combater a dispepsia, doença causada pela falta de pepsina no orgamismo. Esta bebida tinha o intuito de suavizar os males causados pelo desequilíbrio do ácido péptico no estômago. O seu sabor agradou tanto que os consumidores passaram a consumi-la mesmo quando não estavam com o mal estar péptico.
Em 1898, o xarope foi transformado em bebida e lançado oficialmente no mercado no dia 28 de agosto com, inicialmente, o nome de ‘Brad’s Drink’, mas neste mesmo ano, ele mudou o nome para Pepsi-Cola.
Em 1902, depois da bebida ter tanto sucesso, Caleb iniciou a Companhia Pepsi nas traseiras da sua farmácia, foi nesta altura que ele colocou o líquido dentro de uma garrafa para que fosse mais facilmente transportada, pois antes era servida num copo, neste mesmo ano, Caleb pede a U.S. Patent Office para fazer da sua invenção uma marca registrada, e foi finalmente uma marca aberta para o público no ano seguinte. Em 1909, o piloto Barney Oldfield foi o primeiro endossador da Pepsi, neste mesmo ano, Pespi cria o primeiro slogan ‘Delicious and Healthful’. Durante a 1ª Guerra Mundial, Pepsi faz um gesto patriótico para atrair mais clientes e muda a cor da garrafa para apoiar as tropas americanas durante a guerra, a lata que era branca e vermelha passou a ser, branca azul e vermelha.
Com o final da Primeira Guerra Mundial o preço do açúcar dispensou, obrigando Caleb Bradham a declarar falência da Pepsi-Cola Company. Logo após o final da Primeira Guerra Mundial em 1917, Bradham começou a apostar