PEP - Cap. 7 - Informações
O planejamento do projeto está associado a todas as atividades de desenvolvimento, engenharia, suprimentos, diligenciamento, transporte e construção, respondendo ainda pela integração destas funções dentro do cronograma. Com esta forma de atuação permite-se o estabelecimento de um único programa de trabalho para todo o projeto e regula os documentos e as informações geradas nas diferentes áreas.
Assim, a partir de uma visão integrada do projeto e com a participação das diferentes áreas envolvidas, será possível à função planejamento antecipar questões que possam comprometer as metas da implantação identificando corretamente as rotas de correção no tempo certo. Como área crítica na questão de previsibilidade, a fabricação, o diligenciamento e a gestão do transporte quase sempre estão inclusos no caminho crítico do projeto. É extremamente importante o acompanhamento desses pontos pelo setor de planejamento que forçará uma rotina de report imediato de quaisquer desvios para que ações proativas sejam tomadas minimizamos o risco. IMPORTANTE: Mesmo que tais ações fuja do escopo de trabalho ou mesmo em caso de turnkey. Assim sendo, o líder de planejamento juntamente com os demais envolvidos, têm a oportunidade de rever ou replanejar a estratégia, se for o caso, a qualquer momento.
A implantação de uma moderna estrutura organizacional de planejamento dá ênfase nas Estruturas Matriciais que agem devidamente integrados entre si conduzidos e assessorados pelos líderes de cada setor. Como mencionado anteriormente, essa estrutura hierárquica de gestão deve interagir com toda a estrutura do projeto envolvendo os setores de engenharia, suprimentos, fabricação, diligenciamento, transporte, qualidade, construção e entrega. A etapa de entrega não pode ser descartada por tratar-se de basicamente de todo o serviço executado e documentado. O setor da qualidade deverá receber apoio do planejamento para manter-se metas e goals.
Usando o método PDCA como