Projeto de Cooperativa
PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA COOPERATIVA DE ARTESÃOS
GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA:
UMA ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO VOLTADA PARA RENTABILIDADE DOS USUÁRIOS DO CRAS
CACHOEIRA DO PIRIÁ – PA
2013
1. APRESENTAÇÃO
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. Trata-se de uma unidade pública municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, numa atuação intersetorial com o objetivo de potencializar a proteção social no município.
O PAIF é um serviço continuado de proteção social básica (Decreto nº 5.085, de 19 de maio de 2004), desenvolvido nos CRAS, mais conhecidos como CRAS/PAIF têm como meta ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial, individual e sistemática às famílias em situação vulnerabilidade decorrente da pobreza; privação ou ausência de renda; acesso precário ou nulo aos serviços públicos; vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados; que vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.
O CRAS por ser um equipamento que trabalha o fortalecimento de vínculos familiares e comunitário, tem em sua metodologia a socialização dos grupos de convívio por meio de oficinas de artesanatos que visa a descobrir talentos e geração de renda que complemente de modo simples a renda familiar.
Dentro do CRAS há projetos que prioriza o trabalho artesanal com recicláveis para geração de renda e preservação ambiental que ensina de forma criativa dos mais variados tipos de resíduos em produtos gerar renda trabalhando em casa.
2. JUSTIFICATIVA:
“A Economia Solidária preconiza o entendimento do trabalho como um