peose
Nome: Emanuela Borghi. Turma: 3002 Segundo a teoria da reprodução, por meio de quais mecanismos o sistema de ensino contribui para a legitimação das desigualdades entre as classes sociais?
A teoria da reprodução é baseada no conceito de violência simbólica. Portanto, os mecanismos usados para a contribuição das desigualdades sociais, foram os de relações sociais que fundam as situações de violência, tais como conhecer e analisar os sistemas de pensamento que “selaram” a exclusão dos que não eram privilegiados, levando-os a se submeterem à dominação, sem que eles percebam. O que você entendeu com o conceito de violência simbólica?
Eu entendi que a violência simbólica é como se fosse uma violência “invisível”, porém um tanto quanto visível para quem está submetido a mesma. Exercida por quem tem poder e conhecimento; estabelecendo assim, uma relação de submissão entre quem tem a autoridade e a “vítima”, no caso.
A violência simbólica, se dá no convívio de um indivíduo em uma realidade que o constrange, mesmo que seja quando ele não o percebe, e o induz a obedecer regras e seguir certas condições sociais.
Explique o conceito de hegemonia para Gramsci.
Gramsci falava da hegemonia para explicar como uma determinada política de classe surge, se firma e como se transforma em senso comum. Hegemonia, deveria ser para Gramsci, o exercício não obrigatório do domínio e da dominação de classe, pois esta pode fazer adotar os seus valores e suas convicções, sem ter de recorrer à força ou à repressão.
Para Gramsci, hegemonia não é um sistema formal fechado, nem articulado.
Qual seria, para Gramsci, o papel da escola na luta contra-hegemônica?
O papel da escola, deve ser colocar em prática a formação integral do indivíduo, respeitando os seus direitos e necessidades. Gramsci defendia a ideia de unidade entre trabalho e educação, ou seja, a escola prepararia o indivíduo para o bom desempenho no trabalho, e o trabalho dependeria da educação para