Pentecostalismo
FACULDADE DE TEOLOGIA
JOABS DEL REI DE SOUZA
FERNANDO ARROZIO
PENTECOSTALISMO
SANTO ANDRÉ
2013
JOABS DEL REI DE SOUZA
FERNANDO ARROZIO
PENTECOSTALISMO
Trabalho apresentado como parte componente da disciplina de história do cristianismo, ministrada no segundo semestre de 2013 pelo professor Marco Brito no curso de Bacharelado em Teologia do Instituto Teológico Betel de Ensino Superior do ABCD.
SANTO ANDRÉ
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Tradicionalmente, reconhece-se o começo do movimento Pentecostal com o Avivamento ocorrido em 1906, em Los Angeles (EUA), na Rua Azusa, caracterizado pelo batismo com o Espírito Santo, evidenciado pelos dons do Espírito: línguas estranhas, curas, profecias, interpretação de línguas, etc. O Avivamento na Rua Azusa, rapidamente cresceu alcançando outros lugares e pessoas de várias partes do mundo que foram até lá para conhecer, de perto, o movimento.
Algum tempo depois, vários grupos semelhantes foram formados em muitos lugares dos USA, mas com o rápido crescimento do movimento, o nível de organização também cresceu até o grupo denominar-se Missão da Fé Apostólica da Rua Azusa. A partir desse movimento, houve um despertamento espiritual e nasceu um fervor missionário por parte daqueles que iam sendo avivados. Em 1910 e 1911 o pentecostalismo chega ao Brasil com a vinda de missionários que tinham sido avivados na América do Norte. O primeiro deles foi o presbiteriano Louis Francescon, que dedicou seu trabalho entre as colônias italianas no Sul e Sudeste do Brasil6 e resultou no nascimento da Congregação Cristã no Brasil. Logo depois, chegaram os batistas Daniel Berg e Gunnar Vingren que vieram como missionários para Belém, PA, e ali, iniciaram a Igreja Assembleia de Deus, em 1911.
2. A PRÉ-HISTÓRIA NORTE-AMERICANA DO PENTECOSTALISMO BRASILEIRO.