Pentecostalismo
Resumo
O artigo destaca a idéia do misticismo com relação ao protestantismo e catolicismo, cita também a necessidade que os protestantes sentiram de racionalizar os mitos e acabar com os ritos. Porem, a idéia de um discurso mais levado para o lado racional ocasiona-se no afastamento dos fieis para o sagrado. Uma vez que no protestantismo brasileiro o exílio do sagrado se deu quase em grau muito alto e foi preciso então uma reversão do processo, ou seja, introduzir de novo, na igreja movimentos místico, diminuindo assim o excesso de ideologia religiosa e mantendo os fies próximo do sagrado. Enfim o misticismo estará ligado a necessidade periódica do retorno do sagrado.
Palavras-chave:Misticismo ,protestantismo ,racionalismo.
Introdução
Este trabalho vai falar que houve por parte dos protestantes, uma necessidade de racionalização do mito e a abolição progressiva do rito que se agregaram no Cristianismo ao longo de sua historia. E assim produziram especialistas da argumentação em torno de verdades que, no confronto social, produzem o desconforto de duas verdades ,que é o racionalismo e o misticismo.Mas também o discurso não poderia ser apenas racional (lógico) é preciso manter a face religiosa então utilizam a técnica especial da alegoria . Segundo Mendonça (2002, p.238), O domínio dessa técnica por parte dos especialistas, detentores do saber religioso, afasta os fies do sagrado, pois a relação entre ambos é intermediada por um discurso que eles não dominam, uma vez que é produto do saber secreto da exegese, da hermenêutica e das línguas sagradas.
Podemos compreender então que esta técnica da alegoria vai servir para distancia o sagrado, uma vez que os fies não são familiarizado com interpretação muita complexa. No protestantismo brasileiro o afastamento do sagrado se deu em grau