redes
Uma novidade que vem surgindo cada vez mais no ambiente coorporativo, é o ‘’ teletrabalho’’. Essa é a moda do “home office’’ ou do ‘’ trabalho em casa’’, que tem como objetivo otimizar as metas das empresas e facilitar o trabalho.
O teletrabalho é qualquer atividade feita a distância do local habitual, que pode ser o escritório, a empresa etc...., através da tecnologia de informação e de comunicação, em outras palavras computadores, celulares ou qualquer outra rede de telefonia que permita ao trabalhador fazer transações de informações mesmo de longe.
Segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half, constata que o brasil está em terceiro lugar no ranking como o país que mais cresce essa modalidade de trabalho, isso decorrente ao fato das empresas aspirarem mais resultados de qualidade por parte de seus empregados e não precisamente a presença deles no ambiente de trabalho, ou seja, o importante é dar o resultado esperado independentemente de onde o trabalhador esteja.
“Está mais fácil trabalhar em home office porque as empresas estão avaliando seus funcionários mais pelos resultados apresentados. Se o profissional está entregando resultados com qualidade não tem porque ele estar na empresa das 8h às 20h”, explica André Magro, gerente da Hays. (Uma das empresas alvos da pesquisa da Robert Half)
1.1 Vantagens e desvantagens
Há argumentos de que o teletrabalho gera benefícios tanto para empregador quanto para o empregado. O trabalho remoto pode gerar mais qualidade de vida para o trabalhador, melhora o relacionamento com a família, aumento da produtividade, a diminuição do absenteísmo, motivação a prestar serviço. Outra vantagem bastante considerável é o fato de abrir oportunidades aos indivíduos com deficiência, que tem a dificuldade de locomoção constante até o local de trabalho. Pais solteiros também se beneficiam com o teletrabalho.
Em contrapartida os chefes também são contemplados com o trabalho remoto, pois seus empregados se tornam