Pentecostalismo
O para os cristãos, este evento comemora a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo. Os pentecostais acreditam nas verdades cristãs básicas tal como expressas no credo dos apóstolos. Eles enfatizam que qualquer pessoa que procurar Cristo na fé poderá experimentar a abundância e o poder espiritual da salvação. O caminho da salvação foi afirmado por Pedro no primeiro Pentecostes.
Inicialmente para se ter a salvação é necessária a conversão. O segundo é o batismo na água. O terceiro estágio – e esse é um traço distintivo do pentecostalismo – é o batismo no Espírito Santo, onde se descobrem que se têm um ou mais dons do Espírito Santo, como, o dom de falar línguas estranhas, o de profetizar, o dom da cura.
O pentecostalismo moderno surgiu e se desenvolveu ao lado do fundamenta¬lismo protestante. Esse movimento reli¬gioso se fragmentou em inúmeras seitas, denominações e igrejas em todo o mundo, assumindo características e fisionomias locais, que hoje dão a ele a complexidade. O culto pentecostal tem nota entusiasta, popular, podendo realizar-se em praça pública.
Os evangélicos pentecostais se tornaram amplamente majoritários entre os protestantes brasileiros. Esse crescimento tem ocasionado maior visibilidade social, possibilitando às igrejas evangélicas pentecostais ocuparem mais espaços na sociedade brasileira, fazendo com que a população repense paradigmas e preconceitos acerca dessa religião. Sua ênfase pastoral e teológica na cura de enfermos, na expulsão e libertação ritual de demônios e na promessa de bênçãos materiais e de milagres aos cristãos obedientes a Deus. Para ampliar sua eficiência evangelística, elas investiram na mídia e procuraram “falar a língua” de seu público-alvo, adaptando sua mensagem religiosa à vida material e cultural.
A expansão pentecostal ocorre de modo constante, mas seu avanço não é expressivo apenas nos planos religioso e demográfico. Estende-se pelos campos: midiático, político partidário,