Pentateuco
Luciano Basílio Goulart
SETECAZ
Exposição do Pentateuco
Assunto Geral
O nome: Vem da versão grega que significa “O livro em 5 volumes”. Os judeus o chamavam de “a lei” ou “a lei de Moisés”, porque a legislação de Moisés constituiu parte importante do Pentateuco.
O autor: Embora não afirme no próprio Pentateuco que Moisés tenha sido o autor na sua totalidade outros livros do antigo testamento citam-no como obra dele.
Os escritores do Novo Testamento estão de pleno acordo com os do antigo. Falam dos 5 livros em geral como a “a lei de Moisés”. Para eles “ler Moisés” equivale a ler o Pentateuco.
Conteúdo
Contêm os 5 primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio).
Gênesis – Significa “no princípio”. É a introdução da Bíblia, pois fala da criação do universo e do homem, da sua queda e consequências, do dilúvio, da dispersão das nações, narra a história de Abraão, Isaque, Jacó e José. Seu assunto geral é o princípio de todas as coisas, porém à luz da Bíblia toda, seu tema é: Deus começa a redenção escolhendo um povo. Abrange uma época muito longa, desde as primeiras origens das coisas até o estabelecimento de Israel no Egito.
Êxodo - Significa “saída”. É um livro de redenção, porque narra o grande evento da história de Israel: A saída do povo de Deus do Egito. Relata como a família escolhida em gênesis veio a ser uma nação. Narra a caminhada do povo pelo deserto e a sua transformação em uma nação (Israel). Descreve o desenvolvimento do antigo concerto com Abraão, as promessas de um território próprio e de uma descendência numerosa.
Levítico – Recebeu este nome porque trata das leis relacionadas com os ritos, sacrifícios e serviços do sacerdócio levítico. Embora o livro tenha sido escrito principalmente como manual dos sacerdotes, encontra-se muitas vezes a ordenança de Deus: “fala aos filhos de Israel”, de modo que contém muitos ensinamentos para toda