pentateuco espirita
A historia do Espiritismo teve início em 1848, nos Estados Unidos, especificamente na cidade de Hydesville, Estado de Nova York, quando foi registrado e pesquisado o caso das Irmãs Fox (Lia, Margareth e Kate). Nesse período iniciou-se o que foi chamado de “mesas girantes”, que consistia no posicionamento de pessoas ao redor de mesas, apoiando as mãos sobre elas que começavam a se movimentar independente da vontade das pessoas (MEDEIROS, 2010).
Esse fenômeno se espalhou rapidamante por toda Europa, principalmente na França. chamou a atenção de um pesquisador sério, discípulo do célebre Johann Pestalozzi: Hippolyte Leon Denizard Rivail. Rivail, pedagogo francês, não aceitou de imediato os fenômenos das mesas girantes, mas estudou-os atentamente, observou que uma força inteligente as movia e investigou a natureza dessa força, que se identificou como os “Espíritos dos homens” que haviam morrido. Rivail fez centenas de perguntas aos Espíritos, analisou as respostas, comparou-as e codificou-as, tudo submetendo ao crivo da razão, não aceitando e não divulgando nada que não passasse por esse crivo. Assim nasceu O Livro dos Espíritos. O professor Rivail imortalizou-se adotando o pseudônimo de Allan Kardec (FEB, 2012).
A Doutrina codificada por ele tem caráter científico, religioso e filosófico. Essa proposta de aliança da Ciência com a Religião está expressa em uma das máximas de Kardec, no livro “A Gênese”: “O espiritismo, marchando com o progresso, jamais será ultrapassado porque, se novas descobertas demonstrassem estar em erro sobre certo ponto ele se modificaria sobre esse ponto; se uma nova verdade se revelar, ele a aceitará” (FEB, 2012).
Os Princípios fundamentais da Doutrina Espírita:
A Doutrina Espírita está alicerçada em certos princípios ou fundamentos que lhe são básicos, quais sejam:
1) A existência de Deus: - Deus é o Pai Criador, a inteligência suprema e a causa primária de todas as coisas, Deus é eterno, imutável,