PENTA do livro câmera na mão, o guarani no coração
Renato: É o personagem que narra a história. Também chamado de Tato, Renato é loiro e se descreve com uma aparência "intelectual". Divertido e dedicado, parte dele a iniciativa de reunir os amigos para participar do concurso proposto por sua irmã.
Rô: É uma garota de personalidade forte. Tem a pele morena, cabelos negros e olhos claros. É a ex-namorada de Aníbal e tem uma rivalidade com Cecília, de quem sente muito ciúmes por causa de Aníbal. Há algo entre ela e Tato.
Pedro: Faz parte da turma de amigos e faz vários comentários enquanto Severo narra partes de O Guarani. É descrito como um garoto loiro e apesar de presente, sua presença não tem muita influencia no enredo.
Aníbal: É um garoto cheio de conflitos pessoais. Ainda abalado com o rompimento do namorado com Rô, ele conhece Cecília, e logo tem mais uma decepção, além de ter problemas com o pai, com quem tem uma relação bem conturbada. É descrito como ruivo e com sardas.
Teresa: É a irmã mais velha de Tato. Esforçada e ótima irmã, não perdoa preguiça. Foi ela quem disse à Tato sobre o concurso que viu num jornal.
Amélia: É a tia de Tato e vizinha de Severo, à quem apresentou Tato. É enérgica e mora sozinha.
Cecília: Com uma personalidade forte, passa vários momentos às ''alfinetadas'' com Rô, com quem não simpatiza desde o começo. É descrita como uma garota muito bonita, de pele alva, olhos claros e cabelos castanho claros. Filha de Severo, foi chamada de Cecília como uma homenagem à personagem Ceci de O Guarani, livro que seu pai adora.
Severo: Calmo e paciente, Severo é apaixonado pelo livro O Guarani, tanto que construiu sua casa a partir da descrição que José de Alencar faz no livro. É advogado e é descrito como um senhor de barba branca.
Paulo: Mais conhecido como "Cacique", Paulo é tímido e fechado e reluta bastante ao aceitar interpretar Peri devido à todo o preconceito que sofre por ser índio.
Enredo
Inspirado em seu avô, Renato, mais conhecido como Tato, sonha em ser