Penso logo existo
CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
COMÉRCIO EXTERIOR
Descartes desenvolve um pensamento através dos sentidos,busca uma verdade que não possa ser questionada como tal,uma certeza inquestionável. Pórem,nessa contrapartida cria a dúvida metódica,onde acaba duvidando de tudo,até mesmo da sua própria existência e das percepções dos seus sentidos. Por exemplo,todas as sensações podem estar te enganando,como te engana quando sonha e acredita que é realidade. Para ele, desconfiar da existência,precisa pensar,desenvolvendo uma verdade que logo existe. Portanto se eu penso,quer dizer que o pensamento é meu ‘‘eu ’’ imutável.Essa forma pensante é chamada de ponto de partida cartesiana,na qual para tudo haverá um ponto de partida e a partir dele desenvolveremos um raciocínio sólido,firme e conseguinte. Como alimentar um conhecimento incapaz de qualquer dúvida ?? indagou,se até da matemática é possível duvidar.Se for elaborado um argumento indubitável contra os teoremas dados como verdadeiro por algum gênio,sua tese cai e torna-se falha.
Para alcançar a verdade deve-se seguir alguns princípios,o da evidencia,que é aquele onde não se deve admitir como verdadeiro se não houver evidencias suficientes para considerá-la como tal. Principio da análise,dividir os problemas em inúmeras partes possíveis para que possam ser resolvidos da melhor forma. Principio da síntese,o qual estabelece uma ordem de relação entre nossos pensamentos,solucionando primeiro as questões mais simples e depois as mais complexas. E o princípio de controle, fazer constantes revisões de todo processo para ter certeza de que nada foi omitido.
Portanto,é necessário duvidar ao máximo até encontrar algo que não é possível contestar. "Eu penso, não posso duvidar disso porque minha própria dúvida já é um pensamento", concluiu descartes. E continuou: "Penso, ou dito de outra forma, sou pensante. Mas, para ser pensante, tenho de ser