pense e responda
Disciplina Economia Política
Professora: Natalia Martins Professora:
1° Semestre 2013
Acadêmica: Patrícia Baroni
A Formação Econômica do Brasil
• Pense e Responda IV:
1. Quais eram os maiores obstáculos ao desenvolvimento capitalista no Brasil durante o período de auge da economia cafeeira? Os maiores obstáculos foram a monocultura do café, as dificuldades de escoamento da produção para a exportação, esta cultura absorvia apenas uma parte da mão-de-obra existente, que era quase de trabalho forçado.
2. Como se deu o amadurecimento das premissas do capitalismo no Brasil?
Com o excesso de mão-de-obra, o trabalho era praticamente escravo, embora não se tivesse mais a escravidão propriamente dita. Isto levou a formação do trabalho assalariado, que adquiriu um ritmo mais intenso após a falência definitiva da escravidão.
3. Discorra sobre os fatores internos e externos estimularam o desenvolvimento da indústria brasileira.
Com uma população muito grande, a mão-de-obra, era fácil encontrada e os salários pagos eram poucos, o que se tinha daí custos de produção muito baixos, que geravam o lucro para os senhores fazendeiros.
4. De que grupos sociais provinham os primeiros industriais brasileiros? As primeiras indústrias brasileiras foram criadas pela elite latifundiária. Grande parte deles eram comerciantes importadores e exportadores de origem estrangeira e de empresários imigrantes que chegaram ao país no final do século XIX.
5. Quais as regiões do Brasil foram pioneiras no desenvolvimento industrial? Porque?
Nordeste: foi fundado varias empresas têxteis;
Rio de Janeiro: empresas industriais;
Sorocaba: comércio especializado na importação de farinha de trigo e de toucinho.
São Paulo – importadora de farinha e outros produtos alimentícios e pequeno banco que se dedicava, sobretudo, em transferência de salário dos operários italianos