pense positivo e viva com mais qualidade
Por Donezetti Teixeira de Oliveira
O homem global é formado por corpo, mente, espírito e emoção. Parece até coisa sabida, praticada, mas não é; vive-se parcialmente e superficialmente. Alguns esquecem do corpo e vivem no templo da mente e, através dela, tentam aproximar-se do espírito.
O cérebro é capaz de tudo, mas é apenas um fabuloso processador de dados. Ele só tem contato com o mundo exterior por meio dos órgãos dos sentidos, nos quais colhemos as sensações que serão sempre moduladas pelas emoções; afinal, ele vive totalmente à mercê das emoções. Quem programa o cérebro são os órgãos dos sentidos e os nervos sensores. Nada o atinge sem antes passar pela audição, visão, olfato, paladar ou pelo tato. Ele é como um potente computador: vai operar as informações enviadas pelos órgãos dos sentidos.
Mas, calma lá! Se você pensa que o mais importante no corpo são os órgãos dos sentidos, está redondamente enganado. Não! Os órgãos dos sentidos também estão submetidos às emoções que controlam todas as informações obtidas. Então, uma coisa puxa a outra: bem-estar provoca mais bem-estar e mal-estar aumenta o mal-estar. Podemos, dessa maneira, induzir o cérebro a sentir o que quisermos, bastando mentalizar fortemente o que desejamos que aconteça.
É preciso estar mais alerta para fazer o cérebro trabalhar a nosso favor; sabemos que raramente nosso estado mental reflete a chamada realidade mas, sim, a realidade que criamos a partir das nossas emoções. Por isso, nós somos nosso único inimigo! Dotado de tamanha capacidade, o cérebro mal administrado pode gerar graves problemas. Podemos, por exemplo, estar muito bem fisicamente, porém, se começarmos a nos preocupar e a acreditar que há algo de errado com a nossa saúde, certamente faremos o cérebro produzir todos os sintomas daquilo que estamos imaginando - e ficaremos realmente