Pensando criticamente com a psicologia cientifica
PROFª SILVANA
POSIÇÃO DA PSICOLOGIA EM RELAÇÃO A PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL
É bem provável que você nunca tenha sido abduzido por alienígenas, e provavelmente não conhece ninguém que tenha encontrado o Pé-grande. Mas, sem dúvida, você ou alguém próximo já vivenciou uma possível experiência paranormal, "vendo" o futuro ou acontecimentos distantes. A maioria de nós já sonhou com algo que acabou se tornando realidade, teve um pressentimento que deu certo sobre um acontecimento a quilômetros de distância ou previu uma repentina ligação telefônica de um velho amigo. A experiência é muito estranha, certamente arrepiante, mas isso acontece o tempo todo.
Então, o que está acontecendo aqui? Depende de para quem você pergunta. Uma considerável parte da população mundial atribui esses estranhos eventos à percepção extrassensorial (PES), um sentido especial além da visão, audição, olfato, tato e gustação. Diferentemente dos sentidos comuns, a percepção extrassensorial tem um âmbito, teoricamente, ilimitado; e é vivenciada, principalmente, por meio de pensamentos e não de sensações corporais.
Outros acreditam não haver nada de sobrenatural sobre esses acontecimentos. Os céticos afirmam que essas coisas realmente acontecem, mas elas estão perfeitamente de acordo com a ciência convencional.
Neste artigo, veremos os dois lados da questão para decifrar o que há por trás do fenômeno da percepção extrassensorial. Além disso, vamos descobrir como falsos médiuns fingem ter percepção extrassensorial e veremos como esses tipos de truques influenciam no contínuo debate da parapsicologia.
O que é percepção extrassensorial
Percepção extrassensorial é um termo coletivo para várias habilidades mentais hipotéticas. Essas aptidões (juntamente com outros fenômenos paranormais) também são chamadas de psi.
Os principais tipos de percepção extrassensorial são: * telepatia - capacidade de ler o pensamento de outra pessoa * clarividência - capacidade de