Fichamento Introdu o a Psicologia
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
RESUMO MÓDULO 1/2
Fechamento do Módulo 1/2 da Disciplina de Introdução à Psicologia
Referência: 7ª Edição/2006 Myers, David G.
Professor: Robson
SALVADOR
2015
Capitulo 1
A importância da psicologia científica:
Os limites da intuição e do senso comum “A intuição baseia-se na experiência individual por meio das trocas e do senso comum. Desta forma nossa intuição tende a nos induzir ao erro, pois sempre achamos que poderíamos ter previsto, só porque já sabemos o que aconteceu”.
(Pag.12)
A Atitude Cientifica
“Algumas questões estão além da ciência; pois para responder a elas é necessário um pouco de fé. Separar a realidade da fantasia, a sensatez do absurdo, entretanto, requer uma atitude cientifica: ser céptico sem ser cínico aberto sem ser ingênuo. Uma atitude científica requer não apenas cepticismo, mas também humildade, por que podemos ter de rejeitar nossas próprias ideias”.
(Pag.13)
O Método Cientifico
“Na ciência, a teoria está ligada à observação. Uma boa teoria não só parece atraente. A teoria precisa conter predições analisáveis, chamadas hipóteses. Tendo teorizado que a depressão surge da baixa auto-estima, nós podemos ver o que esperamos”.
(Pag.14)
Descrição
“Todos nós observamos e descrevemos as pessoas, quase sempre chegando a conclusões sobre o porquê de elas se comportarem do modo como o fazem. Psicólogos profissionais fazem o mesmo, só que de forma mais objetiva e sistemática”.
(Pag.16)
O Estudo de Caso
“Informações não representativas podem nos levar a julgamentos errados e a falsas conclusões. Casos individuais podem sugerir ideias fecundas. O que é verdadeiro para nós pode ser vislumbrado em qualquer um”.
(Pag. 16)
O levantamento (Survey)
“O levantamento e usado tanto em estudos descritivos quanto em estudos correlacionais, examina muitos casos em menos profundidade. Os pesadores críticos precisam refletir sobre como o estilo de uma pergunta pode ter afetado as