Pensamentos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ O PENSAMENTO ECONÔMICO DA RELIGIÃO CRISTÃ Paulo Luiz dos Santos Júnior Orientador: Eurípedys Ewbank Rocha FORTALEZA/CEARÁ -2010- PAULO LUIZ DOS SANTOS JÚNIOR O PENSAMENTO ECONÔMICO DA RELIGIÃO CRISTÃ Projeto de monografia apresentada à Universidade Federal do...
Romano; a polis deixa de ser o centro político e a referência principal dos filósofos - com a amplidão do Império Romano, os filósofos passam a ser cidadãos do mundo (espírito cosmopolita) - o período filosófico seguinte, por representar a divulgação do pensamento grego em outros povos e culturas (como ..
As Características Filosóficas do Cristianismo
Não há propriamente uma história da filosofia cristã, assim como há uma história da filosofia grega ou da filosofia moderna, pois no pensamento cristão, o máximo valor, o interesse central, não é a filosofia, e sim a religião. Entretanto, se o cristianismo não se apresenta, de fato, como uma filosofia, uma doutrina, mas como uma religião, uma sabedoria, pressupõe uma específica concepção do mundo e da vida, pressupõe uma precisa solução do problema filosófico. É o teísmo e o cristianismo. O cristianismo fornece ainda uma - imprescindível - integração à filosofia, no tocante à solução do problema do mal, mediante os dogmas do pecado original e da redenção pela cruz. E, enfim, além de uma justificação histórica e doutrinal da revelação judaico-cristã em geral, o cristianismo implica uma determinação, elucidação, sistematização racional do próprio conteúdo sobrenatural da Revelação, mediante uma disciplina específica, que será a teologia dogmática.
Pelo que diz respeito ao teísmo ,