Pensamentos de Idalberto Chiavenato
ijean gomes riedo resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar os pensamentos de autores que contribuíram na fase histórica até o atual modelo de Administração de Recursos Humanos (GRH). O traçado do modelo de gestão de pessoal existente no mundo, que neste trabalho é dado ênfase ao Brasil, baseia-se na evolução do modelo clássico para o modelo moderno contemporâneo. A trajetória da ARH é inicializada com modelo centralizado e burocrático, logo chega à era da industrialização e da tecnologia nas organizações e é pensada na departamentalização de setores e já no século XXI a chegada da GRH, modelo descentralizado e ligadas diretamente ao capital humano. palavras-chave: Administração de recursos humanos; Evoluções; Trajetória.
Abstract:
Keywords:
Human resources management; developments; Trajectory.
1 formação da administração de recursos humanos
O conceito de que a Administração de Recursos Humanos (ARH) é gerada a partir dos conhecimentos das pessoas acerca da tecnologia e do estudo do comportamento e motivação, que naturalmente são fases da gestão de pessoas. Nessa perspectiva será abordado como foi à formação e constituição histórica de recursos humanos, que muitos autores (Chiavenato, Serson, entre outros) denominam gestão de pessoal e/ou gestão de capital humano.
1.1 gestão de pessoal
As funções de planejamento, controle, comando e tomada de decisão são delegadas pelo nível estratégico das empresas, sendo os dirigentes (administradores) os agentes fundamentais na concepção e gestão da organizacional. As opções tomadas pelos estratégicos dão rumo e transformam a organização, devendo estar atentos diretamente aos gestores de pessoas, onde se concentra e detêm a cognição sistêmica e global, se enquadra uma das principais ferramentas como a Analise de SWOT: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, da ARH das empresas.
Os dirigentes devem debruçar os esforços no planejamento da