Pensamento e linguagem
A linguagem é um processo do nosso meio sociocultural e transforma os rumos do nosso desenvolvimento. A palavra é uma forma de expressão da linguagem. Para Vygotsky os significados das palavras se desenvolvem, são inconstantes e se modificam no processo de desenvolvimento da criança, já que o aprendizado de uma criança nunca é igual ao de outra.
Sempre fica a dúvida do que acontece no cérebro da criança a partir das coisas que lhe ensinam na escola. Se a criança assimila a informação, ela desenvolve o conceito? Alguns pensadores acreditam que os conceitos aprendidos na escola não sofrem qualquer desenvolvimento, mas são absorvidos de forma acabada, já que vêm prontos para as crianças.
O desenvolvimento dos conceitos, dos significados das palavras, pressupõe o desenvolvimento de muitas funções intelectuais: atenção deliberada, memória, lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar. A instrução é uma das principais fontes dos conceitos da criança em idade escolar e é também uma poderosa força de orientação da sua evolução, determinando o destino de todo o seu desenvolvimento mental.
A criança tem capacidade para aprender na sala de aula (conceitos científicos: formulados a partir da aprendizagem sistematizada “escola”), ou na sua experiência pessoal (conceitos cotidianos: presente na vida diária e formulados via linguagem).
Embora os conceitos não sejam absorvidos já completamente formados, a instrução e a aprendizagem desempenham um papel predominante na sua aquisição.
Objetivo
Levar os alunos a entender a importância da linguagem, conceito espontâneo e cientifico, a importância da instrução escolar.
Recursos
1) Apresentação de Slides: Será apresentada a parte teórica, definindo conceito espontâneo e conceito científico.
2) Apresentação do Clipe “Another Brick in the wall” – Pink Floyd: O clipe faz uma crítica à educação em massa e tradicional. Apesar de o professor ter um grande poder na instrução escolar é impossível