Pensamento geográfico
Lia Osorio Machado
Professora do departamento de Geografia, UFRJ/ CNPq
Dentro do contexto histórico, onde as demais nações já tinham abolido a escravatura, o Brasil sendo um dos últimos. Buscando nos demais países a modernidade e com elas vários caminhos se constituíram para o expansionismo territorial. Com adventos da nova ordem de governo, passando da monarquia para republica, trouxe a mudança do comercio outrora proveniente da Europa, agora dos Estados Unidos da América. De acordo com o acontecimento do desenvolvimento industrial e a sociedade vigente estabelecida de imigrante europeu, tendo a população de brancos, índios, negros e mestiços.
Houve a necessidade de um novo olhar para essa mudança de onde erguia-se intelectual da época, cartedros, professores, pesquisadores, engenheiros, geógrafos e cientistas, tendo uma visão de um novo Brasil moderno. Com ideologia cientificas oriunda dos pensamentos positivismo, darwinismo, neomarckismo sendo influenciado conforme os pensamentos geográficos e das escolas que seus promulgadores começam a olhar para o Brasil em seu imenso território.
Traçando métodos de estudos dos habitantes, clima e relevo (homem e o meio), trouxe grande desenvolvimento no campo de estrutura sócio econômico para o Brasil. Criando o meio de expansão tais como: ferrovias, portos, comunicação e outros. Com a modernização traz em questão a necessidade de construí novos saberes e métodos pedagógicos voltados a pratica de estudo. Eram poucos que tinham acesso a esses conhecimentos e sensíveis a ideias de projeto da época. Pouco se sabia do enorme território e seu espaço geográfico. E com isso houve interesse de saber, mas e construir a historia da geografia no Brasil e criar um pensamento geográfico sobre o território e a população.
Aplicando o processo determinista com influencia do ambiente natural e suas riquezas e da natureza