Pensamento Estrat gico
Essa tarefa visa descrever a evolução do pensamento estratégico a partir de duas correntes a dos eventos ocorridos e das escolas do pensamento estratégico sob uma perspectiva histórica. O tema estratégia causado polêmica entre os acadêmicos, principalmente em pesquisas no âmbito da Administração Estratégica, em que há uma gama de autores cada um apresentando definições e dando contribuição para o assunto em tela. A administração estratégica vem sendo estudada e cada vez mais pesquisada pela importância acadêmica e organizacional adquirida ao longo das décadas. Para estes autores:
Com relação à primeira corrente, tomaremos por base os estudos de Bethlem (2003) e Serra, Torres e Torres (2004). Quanto à segunda, os estudos de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000). Conforme Bethlem (2003, p. 13) são vários os estudos que apontam os trabalhos de Gluck, Kaufman e Wallech publicado no The Journal of Business Strategy (v.2, n.3, Winter, p. 9-21, 1980) como marco na definição da evolução do Pensamento Estratégico. Para esses autores, são quatro as fases da evolução do Pensamento Estratégico (PEREIRA, 2011, p. 19).
Segundo o autor, essas fases são: Planejamento financeiro básico, Planejamento com base em previsão, Planejamento orientado para o exterior e Administração estratégica. Destaca-se como um marco, o que diz respeito a evolução de previsão para o futuro uma vez que em épocas passadas havia um menor grau de complexidade dos negócios. Hoje, percebe-se que com o aumento do grau de complexidade torna-se mais difícil trabalhar com o termo previsão e passa-se a dar mais importância ao termo prospecção ou criação de um futuro.