Pensadoresda economia

1095 palavras 5 páginas
Livro VIII

Segundo Platão na cidade ideal, aquela que é considerada boa, tudo é comum a todos, mas aqueles que se destacaram, os que se mostram como os melhores na filosofia e na guerra, são considerados reis. E se uma cidade é boa, bom é o homem que se assemelha a ela.
Ele também fala sobre as constituições que regem essa cidade, e ta principio tem a democracia como boa e o democrata, homem que se assemelha a ela, como bom e justo.
As constituições são examinadas e quatro merecem destaque. Seriam elas a: Timocracia ou Timarquia, a oligarquia, a democracia e por fim a tirania, ele tem essas quatro formas de governo como bem definidas, mas ainda cita as monarquias hereditárias, que são consideradas intermediarias. O objetivo é examinar o homem timocrata, o oligárquico, o democrático e o tirânico e depois de identificar o homem mais injusto, confrontá-lo com o mais justo.
As quatro formas de governo são examinadas, e a primeira delas é a timocracia que surgiria da aristocracia, porque toda constituição muda por ação dos que exercem aos cargos dos governo, e fica compreendida entre a aristocracia e a oligarquia e por esse motivo tem característica das duas, e ainda algo que lhe é próprio.
Esta constituição tem como característica de seus homens, a avidez de riquezas como os das oligarquias e prestão honras ao ouro e a prata as escondidas porque possuem releiros de tesouros familiares que herdaram da aristocracia.

Texto Edyjanaira)

Platão afirma que na oligarquia os mais ricos são privilegiados, formando um grupo pequeno de pessoas ricas que não dão importância a educação.
E devido a essa falta de educação nasce dentro desses indivíduos desejos maliciosos, uns como de mendigos outros como malfeitores, por conta disso eles se aproveitam da boa reputação, que parece ser justa, para usufruírem dos seus desejos.
Assim Platão chega a conclusão de que a oligarquia não seria a melhor forma de governo para a cidade perfeita, mais começa a questionar como se dá a

Relacionados

  • teste
    39380 palavras | 158 páginas