Pensadores
SEGUNDA PARTE
1) Associe Ideias e Autores, relacionando as colunas (1,0):
Na ordem do quadro:
B
A
D
C
2) Reflita sobre as seguintes frases, identifique o tema-chave de cada uma e disserte sobre o sentido que elas possuem para você em vista da problemática filosófico-jurídica. Justifique (2,0):
“A justiça sem a força é impotente, a força sem justiça é tirana” (Blaise Pascal)
A) Esta fease me faz pensar na Justiça sem força, ficaria à mercê de qualquer cidadão, sem ação, não conseguiria se impor. Ao contrário, a força sem justiça seria cada um agindo por si próprio com as próprias mãos ficando sempre impune, e haveria violência.
“Se o homem falhar em conciliar a justiça e a liberdade, então falha em tudo” (Albert Camus)
B) A justiça implica em igualdade de direitos. Mas a própria igualdade pode ser injusta do ponto de vista individual. Devemos aprender a conciliar a liberdade e a justiça, de maneira que todos possamos viver em harmonia em uma sociedade de princípios democráticos e pacíficos.
“Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite” (Montesquieu)
C) Em outras palavras, o que não está proibido está permitido. A liberdade vai até o limite do ilícito. Mas devo dizer que acho um tanto inconsequente levar isso à “ferro e fogo”.
“A base da sociedade é a justiça; o julgamento constitui a ordem da sociedade: ora, o julgamento é a aplicação da justiça” (Aristóteles)
D) Com estas palavras, Aristóteles nos disse que o julgamento deve ser a ordem da sociedade, impondo limites e fazendo a justiça valer para todos.
“A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos” (Hannah Arendt)
E) Extremamente sensata a frase de Arendt. Ser humano, viver com dignidade, é ter direitos. Isso resume os princípios da Constituição Federal de 1988.
“Justiça extremada é injustiça – Summus jus summa injuria” (Marcus Cícero)
F) Interpretando a frase de Cícero, a justiça em sua