Horta Escolar - por uma vida mais saudável
Por uma vida mais saudável
Mokiti Okada, idealizador e preconizador da Agricultura Natural foi um mestre japonês que ensinava: “A pureza do solo é que permite a produção de alimentos saudáveis com elevada energia vital. O alimento é o que sustenta o corpo, portanto, a fonte da vitalidade humana está no provimento da energia vital, consequentemente, a força ou fraqueza do corpo estão relacionadas ao maior ou menor fornecimento dessa energia”.
Em 1931, Mokiti Okada começou a produzir alimentos respeitando a natureza e concretizando-a na vida diária. Ele defendia que não eram as técnicas agrícolas, que utilizam defensivos e fertilizantes, que iriam propiciar o verdadeiro caminho da agricultura. A humanidade deveria almejar a saúde e a felicidade, trabalhando em conjunto com a natureza, seguindo-a como modelo.
Seus ensinamentos sobre Agricultura Natural não foram deixados apenas para os produtores. O ideal era que os consumidores também se interessassem e ingerissem alimentos produzidos por este método agrícola.
Horta caseira
Podemos utilizar qualquer espaço no quintal ou no jardim, ou mesmo quem mora em apartamento poderá cultivar pequenas plantas em vasos.
A atividade da horta escolar ou da horta caseira necessita apenas de luz solar por um período de três a quatro horas por dia, e um local arejado e protegido dos ventos fortes.
O objetivo é o de conduzir o praticante a uma reflexão sobre a alimentação que está ingerindo, além de proporcionar o contato com o solo, a água e as plantas.
Oficinas
Por meio dessa prática podemos aprender a utilizar esses alimentos em receitas saudáveis, estimular o aprendizado de uma alimentação adequada, preparar alimentos com objetivo de proporcionar felicidade para as pessoas, compreender que comida é vida e, portanto, a vida das pessoas está em nossas mãos. O consumo desses alimentos fortalece o aparelho digestivo, elimina toxinas, promove a capacidade natural de recuperação da saúde,