PCMAT
No dia 31 de outubro, sexta-feira, estivemos na abertura da Feira do livro de Porto Alegre para conferir a estrutura e a organização do evento que é realizado a 60 anos na capital.
A Feira tem duração de três semanas (este ano ela vai até o dia 16 de novembro) e possui uma extensa programação cultural que inclui debates em mesa redonda, programação artística, oficinas, teatros, sessões de autógrafos e muito mais. Uma grande praça de alimentação e um sistema de informações foram montados para darem suporte aos milhares de visitantes que compareceram ao local. O comercio ao redor da Feira também foi beneficiado.
Obviamente, a principal atração foram as 127 barracas de livreiros espalhadas pela praça da alfândega e seus arredores oferecendo livros novos e usados por diversos preços. E aqui registramos o único ponto negativo da Feira em nossa análise: O preço dos livros novos ainda é muito alto! Mas isso não chega a prejudicar as compras pois há milhares de livros usados de qualidade. É claro que é necessário ter paciência, tempo e disposição para percorrer os corredores repletos de livros; mas quem o fizer, certamente vai achar obras literárias de grande valor.
Para quem gosta de arte moderna, concomitante à Feira do Livro o museu do MARGS realiza exposições de diversos artistas contemporâneos e a entrada é gratuita. O Santander Cultural também realiza uma mostra sobre a vida e a obra literária de Moacyr Scliar que vale a pena ser visitada! Com o título: “Moacyr Scliar, o centauro do Bom Fim”, a exposição conta com recursos audiovisuais, fotografias e réplicas de objetos que ajudam a contar a história de um dos escritores mais importantes do Rio Grande do Sul dando ênfase para sua origem judaica e para sua infância no Bairro do Bom Fim.
A visita a Feira do Livro é um ótimo programa para curtir com sua família, namorada (o), amigos e até sozinho. É impossível sair dela sem se sentir, ao menos um pouco, mais