PENSADORES DA IDADE MODERNA
René Descartes (1596-1650)
“A razão e o juízo são as únicas coisas que diferenciam os homens dos animais". (René Descartes) Descartes foi um importante filósofo, matemático e físico francês do século XVII. Também fez estudos nas áreas da Epistemologia e Metafísica. Descartes é considerado o pioneiro no pensamento filosófico moderno. Nasceu em La Haye, a cerca de 300 quilômetros de Paris. Seu pai, Joachim Descartes, advogado e juiz, possuíam terras e o título de escudeiro, além de ser conselheiro no Parlamento de Rennes, na Bretanha. Em fevereiro de 1650, ele contraiu pneumonia e, dez dias depois, morreu. Em 1667, depois de sua morte, a igreja católica colocou suas obras no Índice de Livros Proibidos.
Principais realizações
- Sugeriu a união entre os estudos da Álgebra e Geometria, criando a GEOMETRIA ANALITICA.
- Desenvolveu o SISTEMA DE COORDENADAS, também conhecido como Plano Cartesiano.
- Desenvolveu o Método Cartesiano no qual defende que só se deve considerar algo como verdadeiramente existente, caso possa ser comprovada sua existência. Também conhecido como Ceticismo Metodológico, segue o princípio de que devemos duvidar de todos os conhecimentos que não possuem explicações evidentes. Este método também se baseia na realização de quatro tarefas: verificar, analisar, sintetizar e enumerar.
Principais obras
- Regras para a direção do espírito (1628)
- Discurso sobre o método (1637)
- Geometria (1637)
- Meditações Metafísicas (1641)
Thomas Hobbes (1588 - 1679)
Para Hobbes a filosofia tem que ter um fundamento prático, tem que ser útil, e dessa forma descarta a metafísica como sendo de interesse da filosofia. A filosofia tem que se interessar pelos corpos, a explicação das causas desses corpos e as suas propriedades. A filosofia não tem que se preocuparem com a teologia ou com Deus, esses assuntos são de interesse da fé e não da filosofia. A filosofia também não trabalha com a história, pois essa se