peni
O gerenciamento de RSS é essencial para evitar riscos as trabalhadores, à saúde pública e danos ao meio ambiente. Portanto, deve haver um planejamento de todo o processo de gerenciamento, desde a fase de identificaçao dos RSS até o processo de tratamento e disposição final.
O gerenciamento inadequado dos resíduos de serviço de saúde pode ser considerado crime ambiental, devido à possibilidade de ocorrencia de danos ambientais de grande proporção, desde contaminaçao de lençois freaticos e de corregos até mesmo casos de infecção e geração de epidemias e endemias relacionadas a materiais infecto-contagiosos presentesnos resíduos de serviço da saúde.
Os principais problemas causados pelo lixo comum hospitalar acontecem quando eles não são separados ou a sua eliminação não é realizada de maneira apropriada.
Caso o lixo hospitalar seja descartado junto com o lixo comum. existe a possibilidade dos catadores de lixo e outras pessoas que fazem seu transporte se contaminem com doenças como a AIDS e a Hepatite transmitidass através do sangue contido nas seringas.
CURIOSIDADES:
O que muita gente não sabe é que alguns materiais utilizados na área de saúde também podem ser reciclados como papéis, caixas de luvas, isopor, papelão, embalagens de remédios, entre outros, assim contribuindo mais uma vez com o meio ambiente.
O CONAMA,Conselho Nacional do Meio Ambiente, exige que as pessoas responsáveis pela separação do lixo hospitalar sejam devidamente treinadas. O conselho também disponibiliza subsídeos para que essas empresas, clínicas e hospitais, criem planejamentos específicos para gerir adequadamente os resíduos da área da saúde.RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS)
O gerenciamento de RSS é essencial para evitar riscos as trabalhadores, à saúde pública e danos ao meio ambiente. Portanto, deve haver um planejamento de todo o processo de gerenciamento, desde a fase de identificaçao dos RSS até o processo de tratamento e disposição