Pendulo simples
Introdução: Galileu Galilei foi o primeiro a observar, por volta de 1583, que o período do movimento pendular era constante, ao comprar o movimento de oscilação de uma lâmpada dependurada por um fio no teto da catedral de Pisa com as batidas de seu coração.
Pêndulo é um corpo pesado, também chamado prumo, suspenso no extremo inferior de um fio de tal forma que, ao ser afastado de sua posição de equilíbrio, oscila sob a ação da gravidade. A trajetória percorrida pelo prumo é chamada arco. O tempo que o corpo leva para ir de um lado para outro, ou de um extremo a outro do arco, chama-se período de oscilação.
Na construção de relógios, um pêndulo regulável mantido em movimento determina o ritmo da marcha dos ponteiros, mas também se empregam pêndulos como instrumentos científicos no estudo dos projéteis e na análise da rotação da Terra. A invenção do relógio de pêndulo é atribuída por alguns a Galileu, e por outros ao matemático e cientista holandês Christian Huygens, que conseguiu resolver o problema prático de fabricar um pêndulo de período realmente constante. Huygens projetou um dispositivo no qual o prumo oscilava num arco de cicloide (curva descrita por um ponto fixo de uma circunferência, que rola sem deslizar sobre uma reta fixa de seu plano) em lugar de oscilar num arco de círculo.
Tipos de pêndulos:
Um pêndulo simples consiste num peso suspenso por um fio tão fino que sua massa possa ser considerada desprezível. Pode-se obter a ampliação do período do pêndulo por meio do aumento do comprimento do fio, medido do ponto de suspensão ao centro de massa do peso. Uma mudança na massa do prumo não afetará o período se o comprimento do fio for mantido constante. O período de um pêndulo é influenciado por sua posição em relação a Terra. Como a força do campo gravitacional terrestre não é uniforme em todos os lugares, um pêndulo oscila mais rapidamente e apresenta períodos mais