pendulo simples
RELÁTORIO DA PRÁTICA EXPERIMENTAL: PÊNDULO SIMPLES
Relatório de aula experimental apresentado à disciplina Laboratório de Física A, do curso ABI Engenharias, como requisito parcial de aprovação na disciplina.
Professor: Dr. Júlio César Ugucioni
LAVRAS –MG
2014
1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO
Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento L tendo na extremidade inferior, por exemplo, um objeto metálico de massa m. A extremidade superior é fixada em um ponto tal que ele possa oscilar livremente (resistência do ar desprezível), quando a massa se desloca para um θ (ângulo que o fio faz, com a vertical), que deve ser menor quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, ele oscila sob a ação da força peso apresentando um movimento periódico.
Depois de ter feito todas as anotações, as mesmas são colocadas em um gráfico, para demonstrar o que acontece nesse experimento.
3. OBJETIVOS
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foram utilizados durante a prática experimental os seguintes materiais:
Dois cilindros de metal com massas diferentes; fio de náilon; tripé; transferidor; balança; régua.
Primeiramente foi montado um pêndulo simples utilizando o fio de náilon e as massas fixas no tripé fazendo laços nas extremidades do fio para prendê-lo ás massas e ao tripé. Utilizando a balança foram medidas as massas, em gramas (g), dos cilindros metálicos. Utilizando a régua foi medido o comprimento do fio (L) em centímetros. Montou-se uma tabela apropriada para a coleta dos dados do experimento.
Durante todas as medidas do experimento, com o uso do transferidor, o pêndulo foi retirado de sua posição de equilíbrio através de um afastamento de 10°. O pêndulo foi solto para que oscilasse livremente em um tempo de dez oscilações, como o período encontrado é de dez oscilações é necessário que o valor