Pendulo Simples
Objetivo:
O objetivo foi identificar a aparente diminuição da força peso de um corpo submerso num líquido e reconhecer sua dependência de empuxo em relação à densidade do líquido deslocado e também determinar a densidade de um sólido através do empuxo sofrido por ele ao ser submerso em água, sendo esta força vertical, dirigida de baixo para cima.
Introdução teórica:
A presente aplicação toma um embasamento no Princípio de Arquimedes, no entanto vem mostrar que todo corpo introduzido num fluido (líquido ou gás) encara uma força vertical para cima cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo. O empuxo é uma força que resulta da diferença de pressão existente entre pontos de diferentes níveis no interior de um fluido. Assim uma substância material mais densa que um líquido é totalmente mergulhado nesse líquido, é aparentemente menor do que no ar. Sendo na verdade a diferença entre o valor do peso real e do peso aparente corresponde ao empuxo.
Fundamentação Teórica: O Principio de Arquimedes diz que todo corpo quando totalmente ou parcialmente submerso num fluido sofre uma ação de uma força vertical para cima, a essa força é dado o nome de empuxo.
A força de empuxo é calculada através do produto entre a massa do fluido deslocado pelo objeto e a força da gravidade carregando a unidade em Newton (N): Fe = Ml.g. Existem três maneiras de o corpo permanecer em relação aos fluidos: flutuando na superfície, flutuando totalmente submerso e afundado. Quando o corpo encontra-se flutuando na superfície de um fluido temos que a densidade do objeto é menor que a densidade do fluido, ou seja, força do objeto menor que a de empuxo desenvolvido pelo fluido: Fe > Fp. Mas quando o corpo flutua no interior do fluido dizemos que naquele ponto onde se encontra o objeto a força peso é igual à força de empuxo: Fe = Fp. E quando o corpo permanece afundado no recipiente contendo o