Pendulo simples
OBJETIVO: Determinar experimentalmente o valor da aceleração da gravidade.
MATERIAIS:
- Haste; barbante; corpos com massas de 250g, 500g e? Cronômetro, Fita Métrica.
PROCEDIMENTOS:
O barbante foi amarrado ao suporte, e a outra extremidade do fio amarrada ao objeto, na sequência, com o auxílio da fita métrica foi medido o comprimento L do fio desde o suporte até o baricentro do objeto.
O objeto foi colocado em oscilação tomando cuidado para não ultrapassar o ângulo de abertura de 20º, uma vez que este ângulo deve ser muito pequeno ao ponto de ser desprezível na oscilação.
Mediu-se o tempo decorrido de 10 oscilações e determinou-se o período de uma oscilação (T) dividindo-se o tempo total decorrido após 10 oscilações por 10.
T= (tempo decorrido após 10 oscilações)/10
Este processo foi repetido cinco vezes, sendo cada uma das vezes com um comprimento de fio distinto, sendo o comprimento, respectivamente, A, B, C, D, E. Para cada comprimento de fio, o período foi medido duas vezes a fim de minimizar erros.
Por fim, foi escolhido um comprimento mediano igual a C e o procedimento foi repetido com este comprimento de fio e 3 (três) objetos com pesos distintos, Xg, Yg e Zg. Os períodos foram anotados para cálculos posteriores e estão dispostos na tabela1.
A fim de determinar o experimentalmente o valor da aceleração da gravidade, os seguintes cálculos foram efetuados:
ACRESCENTAR AS FÓRMULAS
RESULTADOS
A tabela mostra o tempo gasto por 10 oscilações com a linha nos cinco comprimentos diferentes e as medidas em duplicata, e sua média aritmética obtida em X realizações do experimento