Pena De Morte
NOME: Lucas Polesi CÓDIGO: 567214
Pena de morte, ou pena capital, é o nome que se dá a punição que tira a vida do criminoso. Geralmente é usada contra pessoas que cometem crimes hediondos, existindo em alguns países para corruptos, para hereges e para traidores em tempo de guerra.
A discursão acerca de instituição ou não da pena de morte, não só no Brasil, como em outros países é algo que causa polemica e falta de consenso há muitos anos. Existem vários argumentos que a justificam como os vários argumentos que a condenam.
Segundo defensores da pena de morte, existem indivíduos irrecuperáveis, como por exemplo, pessoas que cometem crimes bárbaros que causam comoção popular, e muitas vezes não apresentam arrependimento do ato cometido. A pena de morte seria a única forma de inibir novos delitos por parte de um criminoso de grande periculosidade. A pena de morte vista por parte de o Estado institucionalizar a pena que já existe por parte dos bandidos. O Estado, quando decide matar, toma para si um direito que nega aos seus cidadãos. Logo, o estado se contradiz.
A pena de morte pode até economizar dinheiro das refeições e estadias dos presos, mas ela é completamente incompatível com o papel do Estado de Direito a vida. Todo tem o direito à vida. Não é pelo cometimento de um ato criminoso que o cidadão perde seus direitos colocados na nossa Constituição.
Sendo favorável a pena de morte, nos estamos nos aproximando dos regimes mais sanguinários da história, como por exemplo, os nazistas, os comunistas e as teocracias islâmicas. Sendo contrario ao genocídio legal imposto aos que desprezam a vida humana, devemos combater qualquer medida que venha banir o caráter precioso e excepcional que é vida.