pena de morte
Resenha do direito penal brasileiro Trabalho de IPT Prof: Adriana Emillia Heitman
Altor Gleick Meira Oliveira, Rebecca Rocha Lima
Universidade paulista unip 2014
Do Direito Penal brasileiro: Das penas e da pena de morte
o texto abrange que em diversos países , cidades , locais diferentes , com crenças diferentes , diferenças culturais e até mesmo históricas . Eram adeptas a pena de morte ou pena capital como era chamada.
Todas as civilizações antigas utilizavam a pena capital como forma de punição do individuo e repressão da pratica para os demais cidadãos da sociedade
No Egito os escravos e os próprios egípcios que exaltassem outros deuses ou não aceitassem qualquer atitude da figura do faraó que era detentor do poder político e religioso , também pagariam com a vida não era necessário a formação de grupos , nem motim , em situações cotidianas como , entrar no templo sagrado ou olhar para o seu rei sem permissão , eram motivos banais mais de morte certa e determinado os indivíduos eram jogados para virarem alimentos de animais selvagens como crocodilo , e leões .
Podemos ver com tudo situações históricas que comprovam a utilização da pena de morte por parte de vários países do mundo. Inclusive, países que atualmente não colocam mais em pratica a pena capital.
Outras civilizações como os Incas e os Maias utilizavam a pena de morte para rituais religiosos. Eles acreditam que em períodos de grandes secas, em que as plantações secavam, eram atacadas por pragas e as pessoas faleciam de doenças, os seus Deuses precisavam de oferendas para tranqüilizar-se