PEIXES
Classificação cientifica
Reino: Animália
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Divisão: Craniata
Superclasse: Peixes
Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas. Os peixes ocupam as águas salgadas dos mares e oceanos e as águas doces dos rios, lagos e açudes.
Provavelmente, foram os primeiros vertebrados a surgir na Terra, e eram pequenos, sem mandíbula, tinham coluna vertebral cartilaginosa e uma carapaça revestindo seus corpos. Na evolução, houve uma série de adaptações que representaram aos peixes melhores condições de sobrevivência em seu habitat .
Classificação
De acordo com a estrutura física, podemos
classificar os peixes em dois tipos os cartilaginosos e os ósseos.
Os peixes ósseos são os mais abundantes em número de espécies conhecidas, representando cerca de 95% do total dessas espécies. Existem várias diferenças entre os peixes cartilaginosos e os ósseos.
Os peixes cartilaginosos, como o tubarão e a raia, vivem
principalmente em água salgada. Mas algumas espécies de raia vivem em água doce.
Entre as características dos peixes cartilaginosos, podemos considerar:
esqueleto cartilaginoso e relativamente leve;
presença de cinco pares de fendas branquiais e um orifício chamado espiráculo, por onde entra a água e banha as brânquias; boca localizada ventralmente e intestino terminando em uma espécie de bolsa chamada cloaca - nela, convergem os dutos finais do sistema digestores, urinário e genital.
Os peixes cartilaginosos
Os peixes ósseos
Os peixes ósseos são abundantes tanto em água salgada (tainhas,
robalos, cavalos-marinhos, pescadas, etc.) como em água doce
(lambaris, dourados, pintados, pacus, acarás-bandeiras, etc.).