PEIXE NILO DA PERCA
A introdução da Perca do Nilo no Lago Vitoria, foi intencional.
O peixe Perca de Nilo além de ser muito voraz e grande, era muito difícil de ser pescado portanto, moradores da região introduziram neste lago com a intenção de atrair pescadores, que iam para a região fazer um ecoturismo de pescaria, sendo mais uma fonte de renda. Porém o grande problema dessa introdução, foi que, com a chegada desse peixe, outras espécies de peixes endêmicos, foram dizimados causando um grande desequilíbrio na cadeia alimentar. Além disso, os nativos começaram a perceber que a pescaria tradicional, era muito difícil portanto, eles resolveram usar explosivos que na maioria das vezes deixavam atordoados, sendo fácil de capturar, mas essa pratica não só afetava o peixe Perca de Nilo, mais também outras espécies de peixes e plantas.
Após a captura do peixe, eles defumavam a carne por ter um alto índice de gordura, e para defumar esta carne, eles praticavam o desmatamento para obter a lenha, porem a defumação além de causar o desmatamento, também liberavam poluentes e soltavam cinzas no ambiente.
Além da introdução desse peixe, foi inserido também o Aguapé que tinha a intenção de deixar o local mais bonito para os turistas, só que houve um crescimento desenfreado dessa planta por conta da falta de peixes herbívoros que se alimentavam dessa planta, que foram devorados pelo peixe Nilo, com esse crescimento ocorreu a eutrofização, que é o acumulo de matéria orgânica, desenvolvendo bactérias, que se alimentavam dessa matéria, faltando oxigênio para outros seres desse local.
Enfim, a introdução de uma espécie em um habitat tem que ser estudada minuciosamente, pois podem acarretar em graves problemas, gerando um desequilíbrio em um ecossistema.