Peiper
RESUMO
O material genético tem a função de guiar todas as etapas do desenvolvimento e manutenção da vida de um organismo. Para isto, ele deve ser capaz de armazenar a informação genética, que replica com fidelidade para garantir que a informação seja passada corretamente de geração para geração e também orientar a informação do genótipo pra ao fenótipo. Em todo o organismo vivo, a função de material genético e realizada por macro moléculas conhecidas como ácidos nucleicos, que podem ser de dois tipos: DNA (ácido desoxirribonucleico) ou RNA (ácido ribonucleico).
Palavras – chave: Informação, genética, função, DNA.
1 INTRODUÇAO
Esse trabalho visa apresentar o processo pelo qual o DNA e o material genético estão envolvidos na manutenção da vida de um organismo, sendo assim o ácido nucleico é composto por duas longas cadeias de nucleotídeos que são enroladas uma sobre a outra formando uma espiral. As informações genéticas estão armazenadas no DNA sobre uma forma de um código onde uma determinada sequencia de nucleotídeos corresponde com uma proteína com uma função especifica no organismo.
2 DESENVOLVIMENTO
Segundo Argel (2010), aa estruturas espacial do DNA são unidas por ligações chamadas fosfodiéster, assim como acontece com as proteínas, a sequencia de nucleotídeos corresponde à estrutura primaria da molécula de DNA.
A estrutura secundária corresponde ao enrolamento das fitas em uma disposição helicoidal (chamada alfa-hélice), sendo assim as fitas duplas do DNA tem ainda outro tipo importante de arranjo espacial, as bases nitrogenada das fitas formam paredes de maneira especificas, portanto se uma fita possuir adenina em uma determinada posição, na outra fita há uma timina, e se uma fita há uma citosina numa certa posição, há uma guanina nessa posição da outra fita. Dessa maneira acontece o chamado pareamento das bases que levam a formação doa pares AT e dos pares GC entre as fitas, o pareamento de bases esta relacionado a