peidei
Odor
O odor dos flatos provêm de pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio (gás sulfídrico) e enxofre e os mercaptanoslivres na mistura. Quanto mais rica em enxofre for a dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no intestino, fazendo portanto com que estes gases cheirem ainda pior. O odor desagradável, porém, deriva de compostos do enxofre, como o gás sulfídrico.
Pratos como cebola, couve-flor e ovos são notórios por produzirem esses gases. As leguminosas, como o feijão ou grãos, por exemplo, produzem grandes quantidades de gases, não necessariamente fétidos, isso se deve à presença deaçúcares que os seres humanos não conseguem digerir. Quando esses açúcares chegam aos intestinos, as bactériasproduzem uma enorme quantidade de gás. Outros produtores notórios de gases são milho, pimenta, repolho e leite.
Homem expelindo gases na pessoa ao seu lado, numa forma engraçada
Cultura popular
Muitos pensam que as eructações, popularmente chamadas de "arroto" são os flatos sendo expelidos pela boca. Mas essa inferência é um conceito popular infundado, já que os gases que formam o flato são produzidos no intestino, e os da eructação, pelo estômago.
Na linguagem coloquial flatulência é muitas vezes referida, em baixo calão, como "pum", "peido", "bufa", "bomba", dentre outros.
Ver também
O Commons possui uma categoriacontendo imagens e outros ficheiros sobre Flatulência
Flatos vaginais
Flatulista
Referências
1. Ir para cima↑ Gases intestinais ou flatulência - Consultado em 21 de Setembro de 2013
2. Ir para cima↑ Tangerman, Albert. (1 October 2009). "Measurement and biological significance of the volatile sulfur compounds hydrogen sulfide, methanethiol and dimethyl sulfide in various biological matrices". Journal of Chromatography B 877 (28): 3366–3377.DOI:10.1016/j.jchromb.2009.05.026. PMID 19505855. (em inglês)
3. Ir para cima↑ Tomlin, J; Lowis, C; Read, NW. (June 1991). "Investigation of normal flatus production in healthy