peidei na farofa

329 palavras 2 páginas
Atrito Estático e Dinâmico Atrito Estático
É aquele que atua quando não há deslizamento dos corpos.
A força de atrito estático máxima é igual a força mínima necessária para iniciar o movimento de um corpo.
Quando um corpo não está em movimento a força da atrito deve ser maior que a força aplicada, neste caso, é usado no cálculo um coeficiente de atrito estático: .
Então:

Atrito Dinâmico
É aquele que atua quando há deslizamento dos corpos.
Quando a força de atrito estático for ultrapassada pela força aplicada ao corpo, este entrará em movimento, e passaremos a considerar sua força de atrito dinâmico.
A força de atrito dinâmico é sempre menor que a força aplicada, no seu cálculo é utilizado o coeficiente de atrito cinético:
Então:

Exemplos:
Quando empurramos um carro, é fácil observar que até o carro entrar em movimento é necessário que se aplique uma força maior do que a força necessária quando o carro já está se movimentando.
Isto acontece pois existem dois tipo de atrito: o estático e o dinâmico.

Exemplo de um armario sendo empurrado: No grafico , o atrito estático mostra a força de uma pessoa empurrando o armário , em que a força do atrito é perpendicular quanto a da pessoa. No dinamico é quando a foça exercida pela pessoa é maios do que a do areito e então o atrito abaixa um pouco fazendo assim o armário se mover.

Exemplo diário:
Uma coisa muito interessante sobre o atrito é que ele não é só ruim,
Sem ele não daríamos um passo
Exemplo: Quando andamos nós estamos empurrando o chão para trás e o chão nos empurra para frente assim fazendo a gente ir para frente, tudo isso graças ao atrito, sem esse atrito nós estaríamos sempre caindo.
Outro exemplo é o dos carros, o pneu empurra o chão para traz e o chão empurra o carro para frente, e sem atrito quando fizéssemos uma curva ao invés de virar passaríamos reto.

# Faz a capa

Relacionados