Pegagogia
Karl Heinrich Marx foi um grande homem e um gênio quer da Filosofia, Foi filósofo e economista alemão, ideólogo do comunismo científico e organizador do movimento proletário internacional. – Nasceu em Treves em 5 de maio de 1818. Filho de um advogado judeu convertido ao protestantismo. – Cursou as Universidades de Bonn e Berlim, onde estudou Direito, dedicando-se especialmente à história e à filosofia. Em Berlim ingressou no grupo chamado hegelianos de esquerda que interpretava as ideias de Hegel do ponto de vista revolucionário. Não se limitando aos estudos teóricos, desenvolveu, durante toda a sua vida, intensa atividade política, elaborando a doutrina do socialismo. Enuncia, ao lado do Engels (1820-1895), os princípios de uma educação pública e socialista; – Realiza com Engels uma análise sistemática da escola e da educação. à Suas ideias a esse respeito encontram-se disseminadas ao longo de vários de seus trabalhos a problemática educativa foi colocada de modo ocasional, fragmentário, mas sempre no contexto da crítica das relações sociais e das linhas mestras de sua modificação quer da.
Sociologia quer da Economia Política, e disso poucos ousam questionar. O
Grande problema surge quando o seu legado passa a ser 'apropriado' pelos
Seus seguidores e admiradores, ou mesmo - e principalmente - pelos seus
Inimigos (muitos e muito versados na obra do mestre), que é exatamente o
Mesmo problema no legado de outros grandes homens, como Sócrates ou
Cristo, em especial quando tentam institucionalizar sua herança. Ainda hoje, mais de um bilhão de seres humanos vivem e são educados naquilo que se chama erroneamente de marxismo (China, Cuba). Porém, há décadas que se sabe que este marxismo não é o de Karl Marx, e tal qual ele se apresenta, a pouco de Marx e muito de outros, ou seja, está altamente contaminado.
Este "marxismo" é uma vertente interpretativa do pensamento de Marx e dificilmente seria aceita por ele, mas, infelizmente, se