Fabrica de pellets
Transformando resíduos de biomassa em pellets, um biocombustível rentável.
O Pellet é um combustível granulado que pode ser feito de diversos tipos de biomassa como cascas e podas de árvores, serragem, maravalha, resíduos de construção civil e madeireiras. Depois de recolhidos, triturados e secos, esses materiais se transformam em pó que é comprimido para obter a forma final. Durante a produção, 6 a 8 metros cúbicos de serragem ou cavacos de madeira são comprimidas a altas pressões, em um metro cúbico de pellets de madeira. O resultado é um composto 100% natural, de elevado poder calorífico.
A queima de Pellets não produz fumaça ao contrário de outros combustíveis. Além das vantagens de eficiência no consumo inerentes ao seu próprio processo de fabricação, têm garantida estabilidade nos preços por serem uma fonte renovável, ao contrário do que acontece com os combustíveis fósseis.
Os resíduos lignocelulósicos utilizados para fabricação dos pellets são um recurso abundante no Brasil que, se for devidamente explorado, vai permitir reduzir substancialmente a dependência energética que atualmente temos em relação ao petróleo, resultando em imensos benefícios para a economia, e conseqüentemente, nos seus preços de comercialização.
pdf_button Clique aqui para ver uma apresentação sobre o processo de fabricação de pellets.
Veja abaixo o processo de fabricação de pellets ou clique aqui para Pedidos, Orçamentos ou Mais Informações.
pelletsA produção dos pellets de madeira é influenciada por diferentes propriedades físicas tais como: teor de umidade, distribuição dos tamanhos das partículas, densidade da massa e parâmetros da operação.
Antes da produção de pellets, os materiais são secos. Diâmetro ou comprimento do material a ser processado na máquina peletizadora não pode passar de 25 mm e o teor de umidade normalmente não excede 10%. A compactação acima dos 1000 bar permite que estes