Pegada Ecológica
Neste APRENDA + vamos abordar a maneira como a sociedade utiliza os recursos da natureza e como os indivíduos consomem os bens e serviços produzidos por estes. Será que a forma como extraímos e empregamos os recursos está correta? Será que a velocidade e tamanho do nosso consumo são compatíveis com o tempo de renovação dos recursos produtivos?
Um programa recente na televisão levantou a seguinte questão: qual será o tamanho do nosso consumo diante do que hoje se consegue produzir? Pesquisadores americanos fundaram a ONG Global Footprint Netwok que utiliza uma ferramenta para medir a relação entre o nível e consumo da sociedade e a capacidade produtiva de uma certa região. A ONG é especialista em medir a Pegada Ecológica dos indivíduos, empresas, cidades, países e até da humanidade inteira.
O objetivo da ONG é estimular o consumo consciente, pois sendo os recursos finitos, estes devem devemos ser utilizados de maneira que seja preservada sua capacidade de utilização futura.
“Todos nós deixamos rastros, pegadas, que marcam a nossa passagem pelo planeta. Agora imagine um jeito de calcular os impactos causados por todas essas pegadas. O tipo de alimentação que você come, o meio de transporte que você usa, a quantidade de bens que você possui, toda energia elétrica consumida. Tudo isso pode ser medido e transformado em Pegada Ecológica. Ela revela que área do planeta deve existir apenas para suprir o seu estilo de vida” (Programa Cidades e Soluções, Globo News, 18/04/2013).
O programa relata que a população mundial, especialmente os mais ricos, consomem 50% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor e que para satisfazer o apetite de consumo da humanidade o planeta hoje deveria ter uma área bem maior.
Pesquisadores mediram também a Pegada Ecológica na cidade de São Paulo e calcularam a área necessária para que a cidade pudesse ser totalmente autosuficiente. O resultado é impressionante: a maior cidade do Brasil teria