Pedro nunes
Ano lectivo 2012/2013
Biografia de Pedro Nunes
Vila Real, Outubro de 2012 Introdução No âmbito da unidade curricular de Temas da Cultura Portuguesa, vimos apresentar a biografia de Pedro Nunes com o intuito de dar a conhecer os aspetos mais relevantes da sua vida e obra. Ao longo deste trabalho abordaremos detalhada e cronologicamente aquele que foi o seu percurso como matemático destacando alguns dos seus contributos para o desenvolvimento da humanidade.
Biografia Pedro Nunes, nascido em Alcácer do Sal em 1502, judeu, foi um dos maiores expoentes da geração posterior à de Duarte Pacheco. Foi matemático, cosmógrafo e professor da Universidade de Coimbra. Segundo Henrique Leitão, investigador na Academia das ciências de Lisboa, “O maior cientista que houve em Portugal.” Contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da navegação teórica, tendo-se dedicado, entre outros, aos problemas matemáticos da cartografia. Foi ainda inventor de vários instrumentos de medida:
O anel náutico: * Para permitir um maior rigor na medição da altura do Sol, Pedro Nunes imaginou um instrumento que ficou conhecido como anel náutico, anel astronómico ou anel graduado. A sua ideia vem descrita numa obra que fez publicar em 1573 em Coimbra, De arte “atque ratione navigandi libri duo”, onde o matemático lhe chama apenas astrolábio, pois a sua forma é muito semelhante à de um astrolábio náutico a que se retire a cruzeta central. * O instrumento compunha-se simplesmente de um anel dotado de uma argola de suspensão que permitia mantê-lo na vertical. Possuía um orifício muito pequeno a 45º desse ponto de suspensão. Era alinhado de forma a deixar a luz do Sol passar por esse orifício e projectar-se sobre o interior do anel, que estava graduado. A altura do Sol era medida nessa