Pedro Gonçalves Moacyr
Quantos brasileiros passaram para a história dos esquecidos ? Muitos. Por vezes cabe-nos trazê-los aos holofotes para que a justiça se restabeleça, mesmo que tardiamente. Pedro Gonçalves Moacyr é um destes brasileiros, que devemos trazer sua biografia a lume, resgatando a história de um grande homem que lutou muito pela democracia deste país. Pedro Gonçalves Moacyr teve uma vida repleta de desafios e realizações que o distinguiram na sociedade. Não obstante o passar de tão longo espaço de tempo prejudicar a coleta de dados, todo o esforço para elaborar um texto que expresse o todo ou parte de sua obra, certamente representa um ganho de qualidade à história do Brasil, que outros, quiçá, o venham complementar.
De profissão advogado, atuou na área jornalística e política, onde alcançou em várias eleições lugar de destaque na Assembleia Legislativa do Estado e na Câmara de Deputados.
Nascido em Porto Alegre na data de 29 de junho de 1871 à rua da Varzinha, hoje Demétrio Ribeiro, era filho de Dona Leopoldina dos Santos Jobim, professora pública, e do Dr. José Gonçalves Vianna, homem reconhecidamente muito culto e grande orador.
Passou a infância na cidade de Taquari, vindo a estudar preparatórios em sua cidade natal, junto a seu pai, que lhe forneceu sólida cultura humanística.
Aos 16 anos foi para São Paulo e matricula-se na Faculdade de Direito. Por concurso foi nomeado funcionário dos Correios da cidade, e onde tornou-se propagandista da República, acompanhando Prudente de Moares. Formou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, em 1891. Retorna a Porto alegre, entra na política e apoia o Dr. Júlio de Castilhos. Um ano após, ao completar a maioridade, foi eleito deputado estadual, à 2ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, de 1893 a 1897, sendo relator do Orçamento. Esteve ligado, desde muito jovem, ao PRR - Partido Republicano Rio-Grandense.
Ocupou a direção do jornal “A Federação”