Pedras ornamentais
Colégio Estadual Polivalente
Ensino Fundamental, Médio e Profissional. Curso Técnico em Edificações - 2º Ted
PEDRAS ORNAMENTAIS
Materiais de Construção
Granito
Welligton Fernandes de Barros nº 32 João Roberto da silva nº 21 Flávio Henrique Sanches nº 28
Londrina, Setembro de 2012.
EXEMPLOS DE APLICAÇÃO EM PRÉDIOS
| |
GRANITOS - CARACTERÍSTICAS O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosso que apresenta em sua composição quartzo, feldspato, micas, anfibolas, piroxenas e olivina basicamente em associações que variam conforme determinadas características. Enquanto que, numa análise macroscópica, o quartzo é um mineral incolor e translúcido, o feldspato, também presente no granito, por meio da microclina, ortóclase e plagióclases, atua como condicionante da característica cromática de rochas silicáticas, permitindo uma coloração avermelhada, rosada e creme acinzentado na pedra. As matrizes das rochas silicatadas, geralmente, apresentam-se na cor negra, possibilitada pela presença de minerais máficos, anfíbolas e micas, conhecidos como carvão. Os minerais máficos correspondem aos silicatos ferro magnesianos.
Os granitos mais claros são tecnicamente referidos de leucocráticos, possuem menor quantidade de ferro-magnesiano. Na composição de uma rocha, o quartzo e o feldspato compõem de 85 % a 95% de uma rocha.
As rochas silicatadas possuem uma textura determinada pela granulometria e distribuição dos cristais. O granito é uma pedra muito utilizada na construção civil e em ornamentos.
Na elaboração de pedras ornamentais e de revestimento de paredes, utilizam-se vários conjuntos de rochas silicatadas, entre elas:
Monzonitos; Granodioritos; Charnockitos; Sienitos; Dioritos; Doleritos; Basaltos;Granito tradicional.
Por ser formado basicamente pela mica, quartzo e feldspato, o granito é mais duro e resistente do que o mármore. No comércio de material de construção é vendido determinados tipos de granito