PEDRA LASCADA
pedra lascadaA vida neste período baseava-se na caça de animais, pesca e coleta de alimentos, como frutos, folhas e raízes. Os homens deste período eram nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de um local para outro em busca de água e alimentos, e abrigavam-se em cavernas e vãos entre rochas. Na fase do Paleolítico, a economia era de subsistência, ou seja, não acumulavam nem produziam para o comércio, apenas para si próprio e para a sobrevivência do grupo. Todos os bens produzidos pelo grupo, como ferramentas e utensílios, eram de propriedade coletiva.
Os homens se organizavam em pequenos grupos, e a eles cabia a tarefa de caçar, pescar e proteger o grupo, já as mulheres ficavam com a função de preparar o alimento e cuidar dos filhos. A comunicação entre os indivíduos era baseada na emissão de pouca quantidade de sons, mais precisamente ruídos, e pinturas rupestres, desenhos feitos em paredes de cavernas, que eram usados para marcar o tempo, trocar experiências e transmitir mensagens e sentimentos.
Uma das grandes descobertas do período foi a produção do fogo, que era produzido através de dois processos, um através da fricção de duas pedras sob um maço de palha seca, e a faísca obtida incendiava a palha, e em outro um graveto era girado sob o furo de uma madeira seca, e através do aquecimento, gerava calor que passava para a palha, provocando o