Pedir ajuda
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LIBRAS
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Libras”, sob orientação do professor-tutor a distância Profa. Kate Kumada.
GUARULHOS
2013
ETAPA 1 : RELATÓRIO A RESPEITO DO TEMA: “LIBRA E A CULTURA SURDA E SEUS ASPESTOS
Por volta do ano 1991, houve uma implantação da proposta de uma educação bilíngüe, marcada pela entrada do professor surdo em da sala de aula. Trazendo uma nova concepção de surdez, que implica em mudanças ideológicas, rompendo barreiras de que os surdos não poderiam estar inseridos em sala de aula. É um direito do surdo a linguagem de sinais e isso deve ser visto como uma linguagem natural.
A linguagem tem um papel fundamental, como mediadora das interações e da significação do mundo, sendo que cada pessoa não significa o mundo, essa significação se dá através da própria linguagem. De acordo com Souza (1998) o surdo mesmo fazendo uma leitura do uso da linguagem de sinais tem uma visão de mundo. Vale afirmar que a presença do professor surdo contribui expressivamente para que as crianças adquiram a língua se sinais e passem a identificar se com este sujeito que apresenta um papel de destaque na sala de aula. Podemos observar claramente como o preconceito e o abandono, no filme ‘’ O menino Selvagem ‘’, um menino que foi abandonado por sua família, em uma floresta. Sofrendo todas as agressões possíveis, tentando sobreviver até ser descoberto pelo professor Itard. Esse professor investiu tudo esse menino, tentou leva lo para clinicas para fazer tratamentos, mas nada adiantava no final o levou para sua casa. Onde passou a viver junto dele e sua governanta. Começou o processo para inseri lo em uma sociedade, foram anos, ensiná lo como se portar, descobertas dele mesma como pessoa. Mas a cada dia seu crescimento será notório e crescia a vontade do professor e do menino.