PEDAGOGO
PROJETO DE PESQUISA
TÍTULO: ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA.
Linha de Pesquisa 5 – Cidade, Patrimônio e Práticas Culturais Urbanas
AUTOR: DENNYS DA SILVA OLIVEIRA
Benjamin Constant – AM
14/10/2014
INTRODUÇÃO
Quando o assunto é sexualidade adentramos num universo de questionamentos ainda não desvendado, talvez pela singularidade de cada ser. Muitos desejos e sentimentos ainda não revelados estão escondidos a sete chaves na intimidade de cada um.
A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas, pois independentemente da potencialidade reprodutiva, relaciona-se com a busca do prazer, necessidade fundamental dos seres humanos. Nesse sentido, a sexualidade é entendida como algoinerente, que se manifesta desde o momento do nascimento até a morte, de formas diferentes acada etapa do desenvolvimento.
Para esta pesquisa, escolheu-se a Instituição de ensino Escola Municipal Olavo Bilac com a turma do 5 ano, situado na Cidade de Benjamin Constant, pelo motivo de ter sido desenvolvido as práticas de Pesquisas nesta Instituição e por os alunos ter uma faixa etária entre 9 a 12 anos.
Para Suplicy (1990), a palavra sexo não se resume apenas à anatomia genital, a um mecanismo de reprodução ou fonte de prazer. Na espécie humana, sexo é muito mais que isso, inclui características físicas, aspectos psicológicos, éticos, culturais e morais. Pode-se definir sexo como a conformação particular que distingue o macho da fêmea, conferindo-lhes características diferentes. Em outras palavras, sexo é a identidade sexual.
O trabalho de educação sexual vem auxiliar o adolescente a ter uma visão positiva da sexualidade, a desenvolver uma comunicação clara nas relações interpessoais, a elaborar seus próprios valores a partir de um pensamento crítico, a compreender o seu comportamento e o do outro e a tomarem decisões