Pedagogo
o que é ser pedagogo
Salvador
2014
tatiana dos santos abras
o que é ser pedagogo
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica, Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico e Filosófico, Seminário Interdisciplinar I.
Salvador
2014
O QUE SIGNIFICA SER PEDAGOGO?
Antigamente, pedagogo era o aio que conduzia as crianças a escola. E hoje, em pleno século XXI, ser pedagogo para alguns, é só ensinar crianças.
Hoje, ao pensar na figura do pedagogo, faz-se uma associação direta a imagem do professor. Dificilmente, encontra-se o profissional desvinculado da escola e inserido em outras atividades, mesmo que este trabalho refira-se à educação.
Contudo, não se deve reduzir esse profissional a docência.
Ser pedagogo não é apenas ser professor, não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais. Ser pedagogo, é ser responsável pelo processo educativo, afinal , o pedagogo é um especialista em educação.
Nessa perspectiva, entende-se que o pedagogo, o cientista da educação, tem espaço onde está a mesma.
“Reduzir a ação pedagógica à docência é produzir um reducionismo conceitual, um estreitamento do conceito pedagógico”( Libâneo e Pimenta, 1999).
Num mundo onde o conhecimento a todo o momento assume novas configurações, o pedagogo é um profissional que a cada dia vem se tornando mais necessário e esta é uma área que cada vez se torna mais abrangente.
A sociedade moderna apresenta demandas de caráter social e educacional promovidas pelos efeitos do sistema capitalista e da globalização que