pedagogo
Valença 15/03/2014
REFERENCIAL TEÓRICO
A Educação é a prática mais humana, considerando-se a profundidade e a amplitude de sua influência na existência dos homens. O trabalho desenvolvido por Moacir Gadotti no seu livro “história das Ideias Pedagógicas” oferecem os elementos básicos para que compreendamos melhor nossa prática educativa e possamos transformá-la. Evidencia o fato de não podermos nos omitir diante dos problemas atuais. E mais: oferecem recursos para que os enfrentemos com rigor, lucidez e firmeza.
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO ROMANO
Roma e na Grécia, são sociedades escravistas, onde o trabalho manual não é valorizado, e o trabalho intelectual é considerado trabalho da aristocracia, que consiste numa pequena parcela da sociedade, os cidadãos livres.
Seus estudos eram na maioria das vezes humanistas, o que caracteriza o homem em todos os tempos e lugares. Este estudo era dado na escola do "gramático", que seguia algumas fases; ditado de fragmento do texto, memorização deste, tradução da prosa em verso, expressão da mesma idéia em diversas construções, análise das palavras e frases e composição literária. Assim se instruía a elite romana.
Para os escravos não era permitido o direito de estudar, eram tratados como objetos, aprendiam a fazer arte nas casas onde serviam.
A sociedade romana era composta de grandes proprietários, os patrícios e os plebeus, pequenos proprietários, que eram excluídos do poder, do direito ao voto. Na época áurea do Império, a educação estava dividida em três graus: Escolas do ludi-magister ministravam a educação elementar; Escolas do gramático: correspondia ao que hoje se conhece por ensino secundário; Estabelecimentos de ensino superior: era uma espécie de universidade, onde se ensinava à retórica, o Direito e a Filosofia.
Os romanos impuseram o latim a