Pedagogia
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2Desenvolvimento
3Conclusão
4Referencias
INTRODUÇÃO
O IDEB foi criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e tem como finalidade dois conceitos básicos para a qualidade da educação, o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Acompanha as metas de qualidade do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), para a Educação Básica. É calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. O índice permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, com dados por escolas, municípios e estados, além de identificar quem são os que mais precisam de investimentos e cobrar resultados. A Prova Brasil e o SAEB são aplicados a cada dois anos.
Entendemos a coordenação pedagógica como uma assessoria permanente e continuada do trabalho docente, muitos olhares são lançados sobre a identidade e função do coordenador pedagógico na escola, não raras vezes pelos próprios pais e comunidade infra e extraescolar caricaturando-o em "modelos" distintos e cobrando-lhe a determinação do sucesso da vida escolar e encaminhamentos pertinentes às problemáticas que se sucedem no cotidiano.
Tendo a prática e o olhar de docente como referência, o coordenador enfrenta o desafio de construir seu novo perfil profissional e delimitar seu espaço de atuação. O coordenador pedagógico contribui para a melhoria da qualidade da escola e das condições de exercício profissional dos professores, dependendo do sucesso alcançado.
DESENVOLVIMENTO
Ao conceber-se o ato de ensinar como uma atividade intelectual cuja consecução efetiva depende da interpretação, resolução de